quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017



UM PROJETO PEDAGÓGICO OUSADO 



DANÇA E MÚSICA DE QUALIDADE SÃO OFERTADAS À COMUNIDADE ESTUDANTIL DO COLÉGIO ESTADUAL SILVIO ROMERO




Após a abertura política em nosso país, nunca tivemos um cenário tão ameaçador para o ensino público como o que temos hoje. As escolas se encontram sucateadas e as condições de ensino são as piores possíveis. Os avanços tecnológicos e estruturais dos últimos anos passaram anos luz distantes dos nossos estabelecimentos de ensino público, o que contribui para que a cada ano os números que indicam a evasão escolar sejam sempre crescentes. A escola, bancada por todos nós que pagamos impostos, está deixando de ser um lugar interessante. Se for apenas para saber das coisas, o aluno parece estar preferindo sacar seu celular e realizar uma pesquisa que lhe oferte conteúdo num piscar de olhos, a ter que enfrentar a violência das ruas para sair de casa e permanecer trancafiado por quatro horas numa escola suja e escura - e que não oferece o menor atrativo.

O que tem mudado um pouco essa realidade, o que tem contribuído para postergar mais um pouco o decreto de falência total do ensino público? A resposta: projetos pedagógicos revolucionários, encabeçados por professores abnegados, que acreditam na educação enquanto instrumento promotor do crescimento e transformação de pessoas. São alternativas ao aprendizado, propostas por educadores que não se conformam apenas em ler o bê-a-bá para seus alunos. São contribuições de professores que ousam sair da zona de conforto com projetos inovadores, capazes de dar sentido ao processo ensino/aprendizado e de transformarem alunos em sujeitos de suas formações. São propostas de ensino encabeçados por professores e professoras que muitas das vezes se esquecem do não reconhecimento salarial, e saem a driblar a falta de tudo na escola, pelo simples prazer de ver os olhos dos alunos brilharem e derramarem lágrimas quando descobrem que são capazes.

PÁTIO DAS ARTES

Pátio das Artes é um Projeto Pedagógico que foi apresentado à Escola Estadual Silvio Romero no mês de abril de 2016, pela professora que leciona Arte nesse estabelecimento de ensino, Renata Carvalho. Trata-se de uma proposta teatral/musical/cultural inovadora, que descobriu talentos, que revelou capacidades, que motivou, que deu sentido à frequência escolar, que aproximou alunos do ambiente de estudo, que criou vínculos, que harmonizou relações, que disseminou a solidariedade e que tornou um pouco mais prazeroso o ambiente onde os estudantes passam boa parte do seu dia.

Falar de Pátio das Artes é falar de histórias de superações de alunos, mas é também, e principalmente, lembrar do papel de quem idealizou esse projeto. Quem a conhece sabe que a professora Renata é uma pessoa carismática e dedicada ao que faz. Mas Renata tem a mania de sonhar com o extraordinário. E ela sonha, quase sempre com o que parece impossível, mas tem o dom de envolver os alunos no seu sonho - e aí coisas bonitas e difíceis podem se realizar quando passam pelas mãos e crivo da Professora de que falo.

A partir do acolhimento de seu Projeto pela direção da escola, Renata passou a se entregar de corpo e alma a ele, voltou toda sua atenção para o que propôs para seus alunos e para si, preocupando-se com os mínimos detalhes e passou a cobrar - e a cobrar muito!, exigir o máximo de quem aceitou interpretar seu sonho.

Os protagonistas que Renata convocou para seu Pátio das Artes são apenas alunos; não são atores nem dançarinos. Mas se empenharam, assistiram vídeos para pesquisa, fizeram laboratórios, discutiram o tema e cada detalhe que iria compor o trabalho e ensaiaram por dias consecutivos até esgotarem suas forças. E fizeram algo que é difícil nos dias de hoje: aceitar o desafio de encenar e dançar fragmentos da obra de Chico Buarque de Holanda e de ícones do Movimento Tropicalista, além de pensar a poesia de Manuel de Barros para o movimento e se expor intimamente, através de textos que deram corpo ao trabalho, a partir de diferentes linguagens.

Imaginem como é ousada essa professora Renata. Nós vivemos tempos de desmonte total da educação que forma pessoas conscientes; nós assistimos à massificação e banalização da cultura do nosso país, e Renata reuniu um grupo de alunos, de adolescentes em formação, e os colocou no pátio de uma escola, para que os mesmos pudessem ofertar a seus colegas um pouco de Chico Buarque - um dos compositores mais celebrados de nosso país, devido à qualidade e profundidade poética e social de sua obra.

E o que fizeram os alunos de Renata para que tudo saísse do gosto da professora? Fizeram tudo direitinho, capricharam nos trajes, na maquiagem e nos cenários, interpretaram e dançaram feito gente grande!

O PROJETO TORNADO ESPETÁCULOS

O projeto Pátio das Artes foi aberto dia 13 de dezembro de 2016 com o espetáculo Festa, Flor e Alguns Escândalos, Sim!, que faz referência a obras da Semana de Artes Moderna e ao Tropicalismo. O interessante dessa apresentação foi a concretização da ideia de se levar a festa, a alegria e a delicadeza da obra de Villas-Lobos para o pátio da escola. O escândalo do título ficou por conta de abordagens que os personagens fizeram a críticas ferrenhos que Monteiro Lobato escreveu para a obra de Anita Malfatti, em artigo publicado no jornal do Brasil. Foi esse ambiente misturado, colorido e entusiasta que os meninos e meninas instalaram nas dependências do Colégio Estadual Sílvio Romero no primeiro dia de apresentações.

O segundo dia foi comandado por alunos(as) do 3° Ano A, com o espetáculo Tudo que passa em mim é muito. Esse foi um dos trabalhos mais elogiados, inclusive dentro da comunidade escolar, haja vista o teor identificatório do público com o conteúdo explorado. Como a montagem desse espetáculo fez uso de textos construídos pelos próprios alunos - e que versavam sobre problemas sociais comuns à maioria deles, como depressão, problemas escolares, questões familiares, crises existenciais, falta de foco, de determinação e etc. -, muitos dos presentes acabaram se identificando com o que viram e ouviram em cena. Nesse espetáculos são usadas músicas como As Horas, de Oswaldo Montenegro, e poemas, como Mortal Loucura, de Gregório de Matos. Esse espetáculo trouxe ainda diversas canções dramatizadas: De Ontem em Diante, uma poesia do Teatro Mágico - que é uma banda musical; poema Mar, de Helena Boreal - uma lagartense; e ainda A Banda Mais Bonita da cidade, com a música Reza Para um Querubim. Tudo que Passa em Mim foi, portanto, o espetáculo mais denso e introspectivo, e foi também o que fez muitos alunos deixarem o pátio da escola emocionados e chorando.

No terceiro dia foi oferecido aos presentes um espetáculo com referências ao livro O Menino do Mato, de Manoel de Barros. Foram reunidas frases e poesias dessa obra do autor para serem trabalhadas e, para dar vida as apresentações, selecionou-se músicas que complementam o tema, e que faziam alusão à imaginação - Manuel de Barros é um autor eminentemente imaginático, muito leve e que sempre se esforçou em fazer o leitor ver o mundo de uma outra forma. Manoel de Barros é, por excelência, o autor que propõe às pessoas verem o mundo através da imaginação, a partir de uma nova perspectiva. Para dar maior dinâmica a obra literária do autor em questão, as alunas levaram para o pátio uma coreografia com muita brincadeira, apoiada no uso de elástico. A ideia foi resgatar a infância, as brincadeiras de infância.

No quarto e último dia foi apresentado o espetáculo Entre Malandros e Cabarés. Aqui foram utilizadas 07 músicas de Chico Buarque de Holanda, e os protagonistas trouxeram para o pátio do Colégio Estadual Sílvio Romero todo um clima de malandragem e da busca pela conquista da mulher. 

Nesse Entre Malandros e Cabarés, propostos e dirigidos por Renata Carvalho no Colégio Estadual Sílvio Romero, há uma cena em especial - apresentada no último dia, no encerramento, perto do apagar das luzes da apresentação - que encantou e hipnotizou quem assistia, e que coroou de êxito todo um trabalho lindo de quatro dias.

As luzes multicores espalhadas pelo pátio criou um cenário intimista. Uma cadeira foi posta estrategicamente no meio do pátio e uma aluna vestida com a cor do pecado tomou assento e ficou a desembaraçar os cabelos que lhe cobriam todo o rosto. A plateia calou em expectativa. Chico Buarque começou a entoar 'Uma Canção Desnaturada', e a dançarina ficou a acompanhar o ritmo lento da música, sacudindo os braços para a frente, para depois se contorcer e se embrenhar por baixo da cadeira. Em seguida a ''curuminha'' estava ali crescida, apoiando-se no assento, contorno-o como se o objeto fosse seu par animado a lhe fazer a corte. Depois a garota assumiu uma postura soberana e faceira ante a plateia, e prosseguiu com seu bailado como se estivesse se projetando de um ventre, estabanada como crescera.

Era apenas uma aluna aquela menina que Renata transformou ali em dançarina, mas a magia e o encanto se fizeram, o público se encheu de encantamento, ficou extasiado e embarcou no fascínio do teatro e da dança, numa manhã de sol a pino de um pleno dezembro.

Quando cheguei em casa, após acompanhar quatro dias de apresentações, não tive como deixar de enviar uma mensagem para a professora: "Renata, o trabalho que seus alunos apresentaram ao longo dessa semana será aplaudido de pé em qualquer teatro ou casa de espetáculo em que for encenado''.


Agradecimento: À professora Renata Carvalho e à direção e funcionários do Colégio Estadual Sílvio Romero
Fotos: Eduardo Bastos
Fotos: Alunos do Colégio Estadual Sílvio Romero

4 comentários:

  1. Nossa me sinto tão orgulhoso de ter sido o coreógrafo tanto na dança em sí como nos efeitos visuais e criativo do,Entre Malandro e cabaré, e ainda ter participação nas danças conjunto aos meus colegas de aula,3B.

    ResponderExcluir
  2. Todos foram ótimos! Trabalho belíssimo!

    ResponderExcluir
  3. Continue nesta vibe querida Professora Renata, este alunos precisam muito desta válvula.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia EduardoGostaria de utilizar uma foto sua para ilustrar uma materia sobre o idoso, citando o autor é claro, vc permite?
    nosso jornal é independente, voltado á cultura e tem distribuição gratuita.
    Desde já te agradeço a atenção
    para entrar em contato prixelgraphic@gmail.com

    ResponderExcluir