sábado, 5 de junho de 2010

A EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL NO BRASIL

Até poucos anos atrás, tanto no Brasil quanto nos países da Europa, a exploração do trabalho infantil era encarado como uma dessas fatalidades da vida. Por que isso acontecia? Quais as medidas que estão sendo postas em prática nos últimos anos para que nossas crianças possam sonhar com um futuro melhor?

O trabalho de meninos e meninas sempre foi justificado pela necessidade dos mesmos aprenderem um ofício e, principalmente, complementar a renda familiar. O problema surge quando a criança, além de, na maioria das vezes, só ser aceita em trabalhos impróprios para sua idade, recebe salários infinitamente abaixo daqueles pagos aos adultos, e precisa largar a escola antes do tempo, o que compromete uma possível ascensão profissional.

No Brasil, parece que só agora a sociedade despertou para a questão de se explorar o trabalho de meninos e meninas sem que, em contrapartida, tenha-se um projeto que garanta um futuro melhor para tais pessoas. Nos últimos anos as autoridades descobriram que com medidas simples e baratas é possível solucionar parte do problema. Então, a distribuição de uma bolsa-escola, de bodes e de cabras entre famílias carentes tem sido a fórmula mágica, capaz de fazer com que milhares de crianças troquem o trabalho nas ruas, nos canaviais, nas carvoarias e etc., pelos bancos escolares.

Como quase todo programa oficial, esse pode ser criticado pelo valor ínfimo destinado a cada família beneficiada, e por atingir um número reduzido de necessitados. Mas o simples fato de criar condições para que milhares de crianças não precisem se submeter a situações ultrajantes em troca de salários miseráveis, já significa um passo importante; já sinaliza com a possibilidade de, num futuro muito próximo, nossos meninos e meninas poderem sonhar em vir a desfrutar dos prazeres de viver uma infância em toda sua plenitude.

José Eduardo Bastos

Um comentário:

  1. Que bom seria se tivessemos políticos consciente com as dificuldades e lutas de nossas crianças,terámos com certeza um futuro bem melhor.
    Muito bom esse seu blog

    ResponderExcluir