quinta-feira, 20 de maio de 2010

Redação

COM A PALAVRA O SENHOR PÉ DE JAMBO


Há muitos anos plantaram-me aqui nesse quintal. A pessoa que introduziu minha semente nessa terra jamais esteve presente para acompanhar meu desenvolvimento. Durante muito tempo essa casa esteve completamente deserta, sem ninguém para saborear meus frutos, ou para admirar a beleza das flores que brotam em abundância pelo menos duas vezes por ano.

Faz mais de um ano que essa casa foi invadida por uma família numerosa, barulhenta... mas muito divertida. A primeira providência do chefe da família foi capinar o terreno, para arrancar o mato que insistia em dividir comigo água e nutrientes naturais. Livre dos meus companheiros oportunistas, minha copa cresceu e meus galhos se encheram de folhas, aumentando a sombra que agora invade grande parte do amplo quintal.

A harmonia que preservo junto a essa família só é quebrada vez ou outra. É que a chata da cachorra Ruana insiste em ficar a latir ao meu redor, louca para botar suas garras num desses sagüis que vem se divertir pulando em meus galhos e devorando parte dos meus frutos.

Lamentável ainda é a mania desse pessoal em varrer ao meu redor, pelo menos duas vezes ao dia. Puxa... eu produzo uma flor de um vermelho tão bonito! No entanto, nessa família tem uma menina que, devido a sua mania de limpeza, usa de toda sua insensatez para encher sacos e mais sacos com as flores que caem de mim. Essas flores bem que poderiam formar um belo tapete vermelho para impressionar os olhos sensíveis às coisas da natureza.

Esse pé de carambola, meu vizinho, já percebeu meu contentamento nos finais de semanas em que os meninos reúnem os amigos aqui no quintal. O som fica o tempo todo tocando a toda altura, mas é possível ouvi-los discutir sobre a beleza de minhas flores, a raridade dos meus frutos e o oportunismo de minha sombra.

Esses elogios elevam meu ego às alturas e fazem com que eu renasça a cada dia com disposição em compor o que chamam de espetáculo da natureza.


José Eduardo Bastos

Nenhum comentário:

Postar um comentário